2

Ser jornalista é...

Ser Jornalista é saber persuadir, seduzir. É hipnotizar informando e informar hipnotizando. É não ter medo de nada nem de ninguém. É aventurar-se no desconhecido, sem saber direito que caminho irá te levar. É desafiar o destino, zombar dos paradigmas e questionar os dogmas. É confiar desconfiando, é ter um pé sempre atrás e a pulga atrás da orelha. É abrir caminho sem pedir permissão, é desbravar mares nunca antes navegado. É nunca esmorecer diante do primeiro não. Nem do segundo, nem do terceiro... nem de nenhum. É saber a hora certa de abrir a boca, e também a hora de ficar calado. É ter o dom da palavra e o dom do silêncio. É procurar onde ninguém pensou, é pensar no que ninguém procurou. É transformar uma simples caneta em uma arma letal. Ser jornalista não é desconhecer o perigo; é fazer dele um componente a mais para alcançar o objetivo. É estar no Quarto Poder, sabendo que ele pode ser mais importante do que todos os outros três juntos.

Ser jornalista é enfrentar reis, papas, presidentes, líderes, guerrilheiros, terroristas, e até outros jornalistas. É não baixar a cabeça para cara feia, dedo em riste, ameaça de morte. Aliás, ignorar o perigo de morte é a primeira coisa que um jornalista tem que fazer. É um risco iminente, que pode surgir em infinitas situações. É o despertar do ódio e da compaixão. É incendiar uma sociedade inteira, um planeta inteiro. Jornalismo é profissão perigo. É coisa de doido, de maluco beleza. É olhar para a linha tênue entre o bom senso e a loucura e ultrapassar os limites sorrindo, sem pestanejar. É saber que entre um furo e outro de reportagem haverá muitas coisas no caminho. Quanto mais chato melhor o jornalista.

Ser jornalista é ser meio metido a besta mesmo. É ignorar solenemente todo e qualquer escrúpulo. É desnudar-se de pudores. Ética? Sempre, desde que não atrapalhe. A única coisa realmente importante é manter a dignidade. É ser petulante, é ser agressivo. É fazer das tripas coração pra conseguir uma mísera declaraçãozinha. É apurar, pesquisar, confrontar, cruzar dados. É perseguir as respostas implacavelmente. É lidar com pressão, pressão de todos os lados. É saber que o inimigo de hoje pode ser o aliado de amanhã. E a recíproca é verdadeira. É deixar sentimentos de lado, botar o cérebro na frente do coração. É ser frio, calculista e de preferência kamikaze. É matar um leão por dia, e ainda sair ileso. É ter o sexto sentido mais apurado do que os outros, e saber que é ele quem vai te tirar das enrascadas. Ou te colocar nelas.


Ser jornalista é ser meio ator, meio médico, meio advogado, meio atleta, meio tudo. É até meio jornaleiro, às vezes. Mas, acima de tudo, é orgulhar-se da profissão e saber que, de uma forma ou de outra, todo mundo também gostaria de ser um pouquinho jornalista. Parabéns a nós!


Sandro Miranda
Publicado em Gosto de Ler
http://www.gostodeler.com.br/materia/4958/ser_jornalista_e.html

Qual a sua opinião sobre o tema da crônica de hoje?

Quando a possibilidade de ser jornalista surge na ideia de alguém, o que normalmente acontece quando ainda se é criança, o glamour que a profissão representa é o primeiro estímulo a seguir em frente. Ao conhecer melhor, deparamo-nos com a grande responsabilidade social que o jornalista tem. Muito mais do que informar, ele tem o poder de formar, reformar e até deformar cidadãos! O compromisso e o peso desta responsabilidade afasta muitas pessoas do sonho de "ser jornalista" do qual o texto fala. Isso acontece até mesmo depois de já terem sido dados passos nesta direção. Interromper a trajetória não é vergonha. Ser jornalista, como em qualquer outra profissão, agrega risos e lágrimas. É preciso se reconhecer como tal, para que possa trabalhar feliz, satisfeito e sim, orgulhoso!

|

2 Comments


Há muitas controvérsias neste texto. Seja lá o que for ou o que se queira ser, não creio que dê para se colocar acima dos fats, circunstâncias e das pessoas, principalmente. Abraços. Paz e bem.

Copyright © 2009 Uma história para cada dia All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.